quarta-feira, agosto 19, 2009

Academic Series #1

História do Cinema: "Aurora" de Murnau e a Sedução da Cidade.


O encanto e sedução da cidade já começam o filme estabelecidos. O marido, já caído de amores pela mulher da cidade despreza a própria esposa, com quem até então era feliz, e depena sua fazenda para manter seu romance.
Porém não é esse o encanto que o filme procura destacar. Nos EUA da década de vinte o campo representa unicamente o atraso e já não tem nada a oferecer, fazendeiros são tentados a deixarem sua condição por anúncios nos jornais de compra em dinheiro de suas propriedades.
O campo é só diversão passageira, retiro de férias.
O Marido, então, é convencido pela amante a assassinar sua esposa afogada e mudar-se com ela para a cidade. Ele, relutante, acata.
Os belos sapatos, que a amante faz questão de dar brilho antes de sair, afundam-se na lama ao revelar a verdadeira identidade de sua dona.
O poder da cidade é revelado depois.
Após não conseguir seguir o plano da mulher da cidade, o marido e a esposa vão parar na cidade. Ela desolada e temerosa de seu próprio marido, ele arrependido e buscando perdão.
É a cidade que os reconcilia. É ela que devolve a alegria que eles outrora possuíam. Com seus atrativos, com sua modernidade, com sua beleza. A igreja, e o casamento, servem como purgação, mas é a cidade que os trás de volta.
No retorno para casa age o destino. Uma tempestade repentina os atinge durante a travessia da água. O marido, que se recusara a jogar a esposa n’ água, agora vê isso como único desfecho possível.
Desesperado, ele amarra nela os gravetos entregues pela amante para que ele salvasse a própria vida após matar a esposa.
No fim ela não milagrosamente surge intacta, o que a salva é justamente o símbolo de seu assassinato.
Seus cabelos louros até então mostrados apenas bem presos, fato enfatizado pelo filme, são finalmente vistos soltos. Ondulados, eles emolduram o seu rosto conferindo-a uma aparência angelical.

Um comentário:

  1. Wow, adorei o início da 'Academic Series'.

    Quando que cê vai começar a falar sobre GODard?

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