terça-feira, novembro 02, 2010

A Mentira do Mapinha Azul e Vermelho

Mesmo sem os votos do norte e nordeste a Dilma ganharia... Esse mapinha vermelho e azul é muito simplista e leviano até. Onde o Serra ganhou ele ganhou por uma margem muito apertada. Muito apertada. Só a vantagem que a Dilma teve em Minas e no RJ já seriam suficientes pra ela ultrapassar a vantagem que o Serra teve em São Paulo, Centro-Oeste e em todo o Sul, onde a vantagem do Serra foi maior, e ainda sobravam 300 mil votos de vantagem...

O que deu a vitória da Dilma não foi o nordeste, o nordeste só ampliou a vantagem. Mesmo porque não tem como o nordeste eleger ninguém, o NE inteirinho tem o tamanho eleitoral só de São Paulo, se São Paulo tivesse votado só no Serra e o nordeste inteiro só na Dilma o Serra levava. Não foi o que aconteceu, a Dilma teve uma votação forte e consistente em todo o Brasil. Em todos os estados e regiões Dilma teve uma votação muito alta. Ao contrário do Serra que só foi bem votado no Sul.
Essas manifestações são consequência do clima belicoso e criminoso que foi colocado na campanha de ódio e medo que o Serra fez. E a mídia apoiou, e continua apoiando quando divulga esse tipo de dado como se a Dilma só tivesse ganhado no nordeste.
Esse tipo de coisa é pra tentar esconder que o Serra teve um desempenho terrível mesmo em São Paulo e o fato de ele não ter conseguido um único eleitor a mais do que os eleitores naturalmente psdbístas. Pra comparar o Serra teve, no segundo turno, praticamente a mesma votação que o Alckmin teve no primeiro turno! Tanto no eleição pra presidente anterior, quanto na de governador desse ano.
O PSDB está estagnado onde era forte e perdendo espaço no resto do país todo. A única salvação talvez fosse o Aécio, que já está de saco cheio do PSDB, foi contra o Serra, mesmo quando parecia apoiar, e quer cair fora o mais rápido possível (Apesar do problema pro país com crescimento do Aécio, canalha, que censura a imprensa mineira, impede a divulgação de que é viciado em cocaína, a ponto de ter várias overdoses, pede cabeça de jornalistas, enfim, quase a mesma coisa que o Serra, com o agravante da cocaína).
Enquanto o DEM perdeu quase tudo, o que ele ganha mudando de nome a cada 2 anos (ARENA, PFL...) ele perde de novo no próximo escândalo de corrupção. Na Bahia, ACM Neto, amargou a terceira colocação na eleição pra prefeito de Salvador 2 anos atrás.
O Nordeste vota em peso no PT porque nínguém nunca olhou pra lá, nunca. Vivia estagnado e na miséria, enquanto hoje as taxas de crescimento estão na mesma faixa do crescimento chinês. Desenvolvimento econômico, emprego, erradicação da miséria e elevação social contra estagnação, desemprego, miséria, mortalidade infantil, desnutrição e morte da era ACM/PFL/DEM. Por que diabos eles iriam votar neles de novo?

E pra quem quiser ler mais sobre o assunto, aqui tem uma excelente análise sobre os resultados: http://politicando.blog.br/?p=1222

Um comentário:

  1. Texto tão bom que quando li a primeira vez pensei que vc tava citando alguma reportagem. huahauhauahau
    Preconceito, ignorância e egoísmo me enojam absurdamente.

    ResponderExcluir