sábado, abril 03, 2010

+ Filmes ou The Dark of the Matine

Nesses 3 meses eu já vi 54 filmes. Só 30 a menos que o, vergonhoso, ano passado todo. Mas longe ainda do que poderia, e deveria, ser.

Flashback:

"Os filmes estão na ordem em que foram assistidos [...] e acompanhados de uma classificação que vai de uma (*) a cinco (*****) estrelas. Essa classificação é apenas um indicativo de quanto eu gostei do filme, não é nem de longe uma análise. Alguns filmes vem acompanhados do símbolo #, isso quer dizer que foi a primeira vez que eu o assisti, e os que possuem refilmagens ou mais de uma versão estão seguidos da data da versão assistida.Os filmes que eu assisti mais de uma vez esse ano foram colocados apenas uma vez."


-----------------------------------------


Zumbilândia *** #
Distrito 9 *** #
Se Beber Não Case **** #
A Garota Ideal ***** #
Os Imperdoáveis ***** #
Fantasia ** #
Guerra ao Terror **** #
Eu Te Amo, Cara **** #
Avatar ****
Harvie Krumpet (Curta) ***** #
G.I. Joe - A Origem de Cobra ** #
Grand Torino ***** #
Os Incríveis *****
12 Homens e Outro Segredo ****
Star Trek *****
Watchmen - O Filme ****
Invictus ** #
Amor Sem Escalas *** #
O Incrível Hulk *** #
O Homem Urso *** #
Harry Potter e o Enígma do Príncipe ****
Um Olhar do Paraíso ** #
An Education **** #
No Direction Home: Bob Dylan ***** #
Onde Vivem os Monstros ***** #
Sherlock Holmes *** #
Coraline e o Mundo Secreto ** #
Toy Story *****
Inimigos Públicos ****
O Desinformante! *** #
The Men Who Stare at Goats **** #
A Fita Branca ***** #
Amantes **** #
Toy Story 2 ****
Baile Perfumado **** #
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa *****
Um Homem Sério ***** #
Preciosa - Uma História de Esperança ***** #
O Fantástico Sr. Raposo **** #
A Estrada **** #
Ilha do Medo **** #
O Segredo dos Seus Olhos ***** #
Moon *** #
Pandorum ** #
O Mensageiro (2009) **** #
Touro Indomável *** #
Triangle *** #
Senhores do Crime **** #
The Invention of Lying ***#
F for Fake ***** #
Mary and Max ***** #
Coco antes de Chanel ** #
Julie e Julia *** #
Como Treinar Seu Dragão **** #

11 comentários:

  1. Sua lista é a mais pura tradução do deboche.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem, Cléo, da próxima vez eu dou 6 estrelas pra todos os filmes do Scorsese.
    E olha que eu nem fui tão chato assim com ele. Dos 3 aos quais eu assisti um ganhou 5 estrelas,um 4 e o outro 3.
    Mas é claro, existem outros deboches na lista. Como achar que Avatar funciona, ou gostar de um filme baseado num quadrinho da DC...
    Mas tente ver pelo lado bom, se não fossem as 5 estrelas ao lado de Mary and Max eu não teria te mandado o filme.

    ResponderExcluir
  3. Não gaste suas estrelas tentando expressar o brilhantismo do Scorsese. Guarde suas estrelas para os clássicos INQUESTIONÁVEIS, como Toy Story.

    E, sinceramente, pare, Leonardo, o meu mundo não gira em torno do Scorsese. Mas parece que o SEU gira, não é? Não questionei, pura e simplesmente, a quantidade de estrelas conferidas aos filmes do Scorsese. Questionei a mesma quantidade de estrelas, 4, para muitos filmes que, sinceramente, estão em níveis quase que abismais de diferença. Em momento algum eu disse que Avatar não funciona. Mas funcionar, até Chico Xavier funciona, isso não faz dele um filme bom. Técnica não é tudo para o Cinema. E Avatar é só técnica.

    E eu nem ligo para sua paixão avassaladora por Watchmen. Eu não tenho problemas com a DC, tenho problemas com quadrinhos ruins, sejam da Marvel, da DC, da Image, ou de qualquer outra.

    ResponderExcluir
  4. Mas você está dando muita importância ao número de estrelas. Importância demais.
    Não se pode dar importância alguma quando elas são baseadas única e exclusivamente no meu estado de espírito ao ver o filme. Não são frutos de uma análise profunda e pensada.
    Se eu estou feliz ou triste ao ver um filme isso muda completamente minha interpretação dele. O que é diferente quando eu analiso realmente um filme. E eu não faço isso aqui. Nunca fiz.
    Dá pra perceber isso claramente quando você vê as diferentes cotações que um mesmo filme tem a cada ano. Um 4 sobe pra 5 com a mesma facilidade que cai pra 3. Ou 2.

    Eu não tenho paixão avassaladora por Watchmen, acho um filme mediano. E só.
    Não dá pra comprar um 4de um filme com o 4 de outro, são coisa diferentes.
    Pode ser tanto mediando, mas não quis dar 3, quanto foda, mas não quis dar 5.

    PS: Toy Story é um clássico inquestionável... E Chico não funciona. Talvez como um episódio inflado de uma novela. E só.

    ResponderExcluir
  5. Nem você sabe o porquê da incoerência quanto ao número de estrelas conferidas aos filmes. Reflita.

    Claro que Chico funciona. Estética da recepção mandou lembranças.

    Dica: funcionar não é sinônimo para 'é um bom filme'.

    ResponderExcluir
  6. Na boa, vocês vão brigar feio por causa disso. Sério.
    E cinema, na minha humilde opinião, não foi feito pros teóricos/técnicos/fodões discutirem, foi feito pra gente normal ir lá e ver o filme.

    ResponderExcluir
  7. Dizer que funciona com base na bilheteria do primeiro fim de semana não faz sentido.
    É só um indicativo de quanto o marketing foi eficiente, só.
    O que importa é o fôlego que o filme adquire pra se manter pelas próximas semanas.
    E segundo todos os analistas Chico deve perder fôlego logo e não se sustentar muito nas bilheterias. Deve ficar com bem menos espectadores que Se Eu Fosse Você 2, que abriu com menos gente, mas se manteve por um bom tempo.

    E eu não preciso refletir sobre a incoerência das estrelas, você que precisa parar de dar importância a elas. Eu não busco coerência ao dá-las, como eu faço questão de explicar repetidamente desde a primeira lista que eu postei. Se eu me proponho fazer algo você não pode me cobrar por não estar fazendo uma outra coisa só porque você acha que está certa.
    E no fim das contas os números tem que refletir a minha opinião, e só a minha, não a de mais ninguém. Não é uma análise técnica, mesmo que eu leve em questão a técnica ao apreciar um filme pelo simples fato de eu ser um estudante de cinema. Mas para por aí.
    E, dica: Ser um bom filme não implica, necessariamente que eu vá gostar.
    Ilha do Medo é bom, eu não gostei. Avatar é ruim, eu gostei.
    E eu acho que eu tenho direito a ter um gosto próprio.

    ResponderExcluir
  8. Em algum momento eu disse que funcionava por causa da bilheteria? Releia meus comentários aqui, ou pare de querer colocar palavras na minha boca. Eu nunca disse que um filme é bom ou ruim por causa de bilheteria. Faça o favor. Bilheteria é um favor externo ao FILME em si.

    A partir do momento em que seu blog tem um espaço para COMENTÁRIOS, você está dando vazão para que as pessoas questionem, sim, o que você escreve aqui. Se não quer que ninguém questione, ou discorde do seu método (da falta dele, na verdade), então, opte por não aceitar comentários, simples assim.

    Quem falou que os números não tem de refletir a sua opinião? O blog é seu. Mas, agora, cobrar que os comentários sejam enaltecendo a sua opinião, já é demais.

    Levar em consideração a técnica de um filme, é uma coisa, centralizar-se apenas nela, é outra. Justificar isso dizendo que é estudante de Cinema, não torna a visão unilateral mais digna.

    Sim, porque eu disse que você não pode ter um gosto. Ah! está pior do que mulher em crise de TPM.

    Repito, se não quer ser questionado sobre o seu gosto, desative os comentários do blog.

    Ou melhor, não vou mais comentar. Continue no seu 'mundinho feliz', com suas inquestionáveis e incoerentes estrelas.

    ResponderExcluir
  9. E eu que sou a mulher na TPM, né?
    Eu não disse que você não pode questionar o meu gosto.
    O que eu disse é que você não pode reclamar que a cotação não está seguindo critérios técnicos quando eu digo previamente que eles não seguem.
    Pode muito bem discordar, questionar ou seja lá oquenar do método, falta dele, presença, desvio ou qualquer outra coisa. Mas você não estava fazendo isso, estava assumindo que era uma coisa que não é e me criticando por não seguir os parâmetros de uma coisa que eu nunca propus e nem estava tentando seguir.
    Pode, no máximo, reclamar o fato de não seguirem.
    E a pessoa que fica toda irritada, ofendida e desesperada quando se critica um filme que gosta é você, não eu.
    Ou você por um acaso alguma vez na vida conversou sobre Benjamin Button ou sobre Goddard comigo?
    Não, você não faz isso porque sabe que fica irracional e ofendida e toma qualquer coisa que seja dita em relação ao filme como uma grave ofensa pessoal.
    Se eu abri esse espaço pra ser comentado é porque eu esperava que fosse comentado e queria discutir sobre o assunto.
    Eu nao tenho problemas em discutir minha opinião sobre os filmes, ou não estaria aqui discutindo, poderia simplesmente ignorar os comentários, apagá-los ou impedi-los de serem feitos, como você muito bem apontou.
    Eu gosto dos comentários, gosto de, e quero, ser questionado e quero discutir seja lá o que for aqui. Pra isso mesmo que isso serve.
    Só que você também não pode esperar que eu vá acatar tudo o que você diz sem questionamento.
    Se você não quer que seu comentário seja questionado pode simplesmente desmarcar o box "enviar por e-mail comentários de acompanhamento" e ignorar qualquer resposta.
    Se não espera que eu responda, não marque a opção.
    Ou melhor, não comente. Continue no seu "mundinho feliz", onde todo mundo aceita tudo o que você diz sem questionar, discordar ou sequer pensar no assunto.

    ResponderExcluir
  10. Sim, é você quem é a mulher de TPM, porque foi você que fez um alvoroço, ficou todo ofendidinho, tentando ser sarcástico, dizendo que eu estava questionando porque você não deu cinco estrelas para o Scorsese, porque eu disse que sua lista era um deboche.

    Claro que eu posso reclamar de não seguir critérios. O fato de você tentar eximir suas estrelas cadentes de serem, de certa forma, uma avaliação, não quer dizer que as pessoas não possam interpretá-las dessa forma nem reclamar delas.

    Eu não fico toda ofendida, irritda ou desesperada quando criticam um filme de que gosto, quando as pessoas o fazem, efetivamente. Discuto sobre filmes de que gosto, tranquilamente com qualquer pessoa que discorde de mim.

    Nunca discutimos sobre Godard ou Benjamin Button, ou sobre o Scorsese, mesmo, porque você nunca deu abertura para um debate argumentativo. A única coisa que você sempre disse sobre Godard é que 'é coisa de gente chata ,dos chatos do curso, é uma merda'. E só. Quando você dizia isso, eu rebatia, sim. E sobre Benjamin Button, você dizia 'ele deixou a criancinha, deixou a criancinha, a filha dele', e só. Isso não é querer discutir, não é querer construir um debate efetivo.

    "Não, você não faz isso porque sabe que fica irracional e ofendida e toma qualquer coisa que seja dita em relação ao filme como uma grave ofensa pessoal." Olha, você deveria largar Cinema e ser analista.

    Claro, porque, desde o início, eu disse, 'concorde comigo e não questione'. É você que vem batendo na tecla de que suas estrelas não têm critério específico e que todo mundo tem de aceitar isso, etc.

    "Ou melhor, não comente. Continue no seu "mundinho feliz", onde todo mundo aceita tudo o que você diz sem questionar, discordar ou sequer pensar no assunto." = no dia em que este mundinho existir, você me avisa, para eu passar longe dele.

    E eu não vou mais responder, mesmo. Porque você não conseguiu fazer UM comentário sem tentar se aproveitar dos meus gostos pessoais, que nem estavam em questão, para sair por cima. Enquanto eu discutia a funcionalidade das estrelas, da avaliação, você veio alfinetando as minhas preferências sobre quadrinhos, diretores, entre outros, até, no último comentário, dizer que eu tomo coisas ditas sobre os filmes como pessoal. Parabéns pelos ótimos argumentos.

    ResponderExcluir
  11. Os argumentos foram todo baseados nos seus, então parabéns de volta.

    ResponderExcluir