quarta-feira, janeiro 30, 2008

De Medos Irracionais e Viagem

Quando se é criança o mundo é cheio de coisas novas e desconhecidas e, como é o normal na espécie humana por um simples fator de sobrevivência, tende-se a temer essas duas coisas.
Por isso a infância é recheada de medos irracionais. Medo do escuro, medo de ficar sozinho, medo do que possa estar dentro do armário ou de baixo da cama, medos esses que vão passando com a idade.
Quando nos tornamos adultos dizem que temos o direito de escolher um deles para manter.
Ok, ninguém diz isso, mas todo mundo escolhe pelo menos um.
Eu escolhi o medo de agulhas, mesmo por que eu nunca tive muito medo do escuro ou do monstro do armário.
Talvez isso seja um reflexo das inúmeras injeções que eu, como um pobre infante asmático, tinha que tomar. A bronquite, a rinite, a sinusite e as duas pneumonias também não ajudaram muito.
Hoje eu sinto calafrios toda vez que eu tenho que tomar uma vacina ou, Deus me livre, fazer algum exame de sangue.
Tirar sangue é uma verdadeira odisséia para mim. Eu começo a suar frio, o braço de onde será feita a coleta insiste em se mexer sozinho, eu fecho os olhos e viro o rosto para o outro lado.
Sabe-se lá porque eu preciso tanto fechar os olhos quanto virar para o outro lado, mas só um dos dois não funciona.
Doar sangue, então, está simplesmente fora de cogitação. Eu não sei o que poderia acontecer.
Como eu já havia escolhido o meu medo irracional eu achei que estava livre de outros.
Por isso foi com uma certa surpresa que eu comecei a me sentir mais e mais ansioso, sendo ansioso um eufemismo, para a viagem de avião que eu farei amanhã.
A simples idéia de entrar em um daqueles teco-tecos da Pantanal para ir de Bauru até São Paulo é simplesmente alarmante. Mesmo sabendo que uma aeronave de porte menor teria uma facilidade muito maior de pousar em uma pista curta como a de Congonhas.
Já a viagem até o destino final, em Caxias do Sul, não me assusta muito.
Nem mesmo a volta até Congonhas em um avião que certamente vai encontrar mais dificuldades para pousar que o da Pantanal.
Só espero que essa viagem valha a pena.

----------------
Now playing: The Beatles - Sgt Peppers Lonely Heart Club
via FoxyTunes

Um comentário: