quinta-feira, junho 28, 2007

O Mistério das Torres do Apocalipse

Uma coisa que há tempos me vem tirando o sono, me atormentando e ocupando cada segundo de meus pensamentos é o que eu venho chamando de "As Misteriosas Torres do Apocalipse".
No caminho de Rio Branco até Campinas ao longo da Washington Luís e da, com menos intensidade, Anhanguera erguem-se chaminés de tijolo de cerca de 6 metros de altura no meio do canavial. Sem qualquer tipo de abertura lateral ou construção adjacente elas estão a apenas alguns metros da rodovia e separadas por alguns quilômetros umas das outras.
Elas simplesmente não tem razão de ser. No início eu achei que elas poderiam ser remanescentes de alguma antiga usina de cana dos primeiros anos do século passado, mas o fato de elas estarem muito próximas umas das outras e de serem tão numerosas me fez descartar a idéia.
Se tudo mais foi derrubado para dar lugar à plantação de cana por que só elas foram poupadas?
Por que elas não tem nenhum tipo de abertura lateral, elas saem diretamente do chão?
Quando você entra na Anhanguera você esperaria que esses tipos de construção desapareceriam, como todas as outras, já que você está no meio de uma região metropolitana. Realmente elas diminuem de freqüência mas ainda sim elas perseveram no meio de casas, prédios e fábricas.
Qual será sua utilidade?
Teorias não faltam e vão desde marcações para o pouso de naves extraterrestres até portais para o submundo.
Enquanto isso as torres lá permanecem solitárias, mas nem tanto, intocadas, mas nem todas, e imponentes, mas nem sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário