segunda-feira, julho 31, 2006

Máscara

Máscara

“Quem é você?”
Tem uma cena no filme “Tratamento de Choque” em que um dos personagens, um terapeuta, pergunta isso ao outro, seu paciente, e ao responder “eu trabalho com...” é subitamente interrompido – “eu perguntei quem você é e não o que você faz”.
“Eu gosto de..”- ele tenta de novo.
“Não, Não. Eu quero saber quem você é não do que você gosta” e o personagem mostrou-se incapaz de responder.
Mas não é sobre isso que eu quero falar aqui.
Embora no filme essa fosse uma situação criada apenas para causar comédia e o único objetivo do personagem ao fazer a questão era irritar o outro é pouco provável que alguém pudesse responder satisfatoriamente essa questão.
Se o orkut trouxe algo de útil foi a constatação de como as pessoas preenchiam o campo “quem sou eu”. Algumas pessoas cometiam o mesmo erro do personagem acima, outras porém simplesmente compreendiam a impossibilidade de responder.
Mas isso também não é sobre o que esse texto fala.
Eu irei assumir que todos essencialmente sabem quem são e que a dificuldade está apenas em expressar algo tão complexo quanto uma pessoa em algumas palavras.
A questão aqui é se alguém sabe realmente quem você é.
Você já mostrou para alguém quem você é de verdade?
Alguém, além de você mesmo, conhece seu verdadeiro eu?
Em cada lugar, em cada situação as pessoas agem de maneiras diferentes, ás vezes contraditória. Dependendo das pessoas que estão ao redor, os amigos que estão presentes alguém pode agir de maneiras que ele não agiria normalmente, dizendo o que realmente pensa somente quando for conveniente.
Todos vivem através de máscaras que são trocadas dependendo da situação.
Você acorda, vai ao banheiro, lava o rosto, põe sua máscara matinal e vai tomar café. Depois volta ao quarto e troca-a pela do trabalho e põe na mochila todas as outras que você possa possivelmente precisar durante o dia.
Mas nós ainda não chegamos ao ponto principal.
O que você faria se alguém pudesse ler sua mente, pudesse saber exatamente o que você tivesse pensando?
Eu provavelmente sairia correndo desesperadamente na direção oposta.
Apesar de isso ser absurdamente irrelevante.
O que eu realmente quero dizer, e nós finalmente chegamos lá, é que o objetivo final de todas as pessoas é, mesmo escondendo com todas as forças sua verdadeira face, é encontrar alguém a quem possa finalmente revelar cada detalhe sórdido sobre si.
Encontra alguém com que possa compartilhar a si mesmo, poder agir naturalmente sem se esconder atrás de nada.
Estar apaixonado por alguém é quere jogar todas suas máscaras para o alto e abraça-la com toda a força possível e finalmente mostrar a verdadeira versão daquela seção “quem sou eu”.

2 comentários:

  1. Anônimo7:32 PM

    Primo, nós não estamos preparados para falar a verdade sobre nós mesmos e para ouvir a verdade dos outros.
    ;-)

    ResponderExcluir
  2. Tamires10:25 PM

    Esse está logo depois do Conto de Amor [acho que é esse o nome, né?] nunca tinha lido, mas adorei. De verdade.

    ResponderExcluir