segunda-feira, abril 24, 2006

Sleepers - A Vingança Adormecida

A primeira vez que eu assisti a Sleepers foi numa madrugada de um sábabo na tv já a alguns anos. O filme mexeu tanto comigo que eu levei mais de duas horas para conseguir dormir apenas pensando no filme, na minha infância, nas coisas que eu fazia naquela época e em como eu poderia ter sido um daqueles garotos.
Depois quando fui pesquizar na internet fiquei chocado como um filme que havia me impressionado tanto podia ter recebido críticas tão mornas e como aquele poderia ser um filme apenas "mediano". Como nenhum crítico tinha visto o que eu vi?


O filme, recheado de estrelas, conta com a participação de nada memos que Robert De Niro, Dustin Hoffman, Kevin Bacon e Brad Pitt, tudo isso com uma trilha sonora por John Williams. Narrando a história de quatro garotos que após uma bricadeira que dá muito errado são enviados a um centro de detenção juvenil onde são totalmente brutalizados e dez anos depois iniciam sua vingança.
Passado esses anos tive a oportunidade de rever o filme, mais uma vez na tv numa madrugada de um sábado, e entendi porque o filme recebeu essas críticas. Contendo uma narração em off que não convence, talvez pela inexpressividade do protagonista-narrador (Jason Patric), e dialogos dispensáveis explicando a natureza do bairro, coisa que o filme passara os primeiros trinta minutos mostrando, ou a importância de se conseguir uma testemunha, coisa que o filme passara a última hora constantemente repetindo, além de vários outros detalhes que impedem o filme de uma atingir possição mais alta.
Mesmo assim ao assitir ao filme eu ainda tive toda aquela sensação da primeira vez que eu o vi, todos os erros e defeitos que possui não foram suficientes para diminuir a minha admiração por ele.
Esse é um daqueles filmes que todos deveriam ver.


Nota: 9,5 (Não importa o que digam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário